sexta-feira, 17 de maio de 2019

Manteiga Ghee


Ghee - Uma manteiga clarificada




Vale a pena conhecer esta gordura de origem animal, mas com uma quantidade muito reduzida de lactose e de proteínas do leite. É utilizada tradicionalmente na cozinha indiana, na medicina ayurvédica e pelos seguidores da dieta paleo, adicionando-a ao café, por exemplo. Uma vez que é produzida a partir de manteiga normal, pode usar com ou sem sal sendo a sem sal uma opção válida para quem quer reduzir a ingestão de sal.

É uma gordura semelhante à manteiga comum, com algumas particularidades, e que pode ser produzida a partir de leite de vaca ou de búfala. A ghee é uma manteiga clarificada, isto é, são retirados, à manteiga tradicional, alguns componentes que a tornam mais facilmente digerível por quem tem dificuldade em tolerar os produtos lácteos. A manteiga é derretida lentamente a uma temperatura controlada até atingir o ponto de ebulição. Aí, começam naturalmente a separar-se os compostos sólidos do leite que ficam à superfície – a lactose e a caseína – da parte líquida – as gorduras. As partes sólidas são excluídas, restando apenas o líquido dourado que, após o arrefecimento, se torna numa pasta amarela de cheiro e sabor mais intenso, comparativamente à manteiga tradicional. A ghee contém ainda CLA – um ácido gordo relacionado com a prevenção do aparecimento de fatores de risco para doenças coronárias – e butirato, que tem vindo a ser apontado como um aliado na saúde intestinal. 

A manteiga Ghee serve para fortalecer as defesas do próprio organismo, além de produzir benefícios para o fígado e trato gastrointestinal, melhorar a memória e a saúde pulmonar.

Na Índia, esta manteiga é considerada um alimento muito sagrado, tanto que é usado em rituais de adoração, de purificação e em casamentos. Além de ser aplicada no dia a dia da gastronomia, a manteiga Ghee é utilizada como óleo de massagem e em quase tudo o que for possível aproveitá-la.

Benefícios

Os benefícios oferecidos pela manteiga Ghee são bastante diversificados. Por exemplo, a manteiga produzida a partir de vacas que se alimentam apenas de pasto é fonte natural de CLA (Ácido Linoleico Conjugado), que promove uma sensação de saciedade e potencializa o metabolismo, ajudando o corpo a transformar a gordura em energia. Com isso, é incentivada a produção, pelo organismo, de massa magra, ao mesmo tempo em que a gordura é eliminada do corpo.

A manteiga Ghee possui quantidades altas de vitamina A, um excelente antioxidante que faz a proteção das células contra a ação dos radicais livres, que ameaçam o nosso organismo. Ao eliminar essas substâncias nocivas, a vitamina A contribui no combate ao envelhecimento precoce e desenvolvimento de doenças degenerativas, além de diversos tipos de cancro. Esta manteiga contém, ainda, vitaminas D, E e K, ainda que em quantidades menores.

Um ponto bem positivo do uso da manteiga Ghee no preparo dos alimentos é que ela aumenta a possibilidade de absorção das vitaminas lipossolúveis, promovendo um aproveitamento máximo do organismo.

Ou seja: cozinhar com a manteiga Ghee é muito mais nutritivo. Um exemplo disso é você elaborar uma suculenta sopa com vegetais com uma colher da manteiga Ghee. Ela fará com que você absorva muito mais vitaminas do que o normal, tornando a sua refeição ainda mais saudável.

A manteiga Ghee conta com uma substância inexistente em outros óleos do tipo, sendo muito positiva para o corpo. Trata-se do ácido butírico, responsável pela proteção e pelo fortalecimento das células intestinais. Há vários estudos de nutrição que apontam os benefícios do consumo do ácido butírico no tratamento de inflamações intestinais, colite e síndrome do cólon irritável.

A manteiga Ghee ajuda, ainda, a saúde dos chamados enterócitos, que são células epiteliais, presentes na camada superficial dos intestinos delgado e grosso, responsáveis por absorver os nutrientes e movê-los para dentro dos tecidos.

Como utilizar a ghee

Tal como a manteiga, a ghee pode ser utilizada crua mas, por ser nutricionalmente mais simples, apresenta maior resistência a altas temperaturas do que outras gorduras (apresentando um ponto de fumo bastante elevado). Por isso, é uma excelente opção para fritar e saltear.

A manteiga Ghee pode ser usada para preparar qualquer prato, seja em refogados, assados ou grelhados, já que este tipo de manteiga mesmo em altas temperaturas, mantém as suas propriedades evitando que sejam alteradas.

O óleo e o azeite, ao contrário, podem sofrer alterações em altas temperaturas, perdendo suas características, podendo gerar problemas de saúde. Além de ser aplicada normalmente na elaboração de pratos diversos, a manteiga Ghee pode ser utilizada em torradas, pães, bolachas etc.

É claro que esses benefícios só serão percebidos se você tiver hábitos saudáveis como uma alimentação adequada e prática de atividades físicas. Consulte profissionais da área para manter a saúde em dia!

Ingredientes

250g de manteiga (usei a dos Açores com sal, mas pode ser sem sal fica ainda mais saudável)

Preparação


Derreter lentamente em lume brando, após começar a ferver aparece esta espuma branca que é aquilo que nos queremos livrar

Retirar com uma colher o mais possivel da espuma branca

Como fica sempre ainda alguns resíduos , coloca-se uma compressa no frasco onde vamos guardar a Ghee e cuamos deste modo todo o "lixo" que nos queremos livrar 

Fica amarela e transparente quando acabada de fazer, quando arrefece torna-se sólida como a manteiga tradicional

Dica: A manteiga ghee dura até seis meses no frigorífico e pode ser congelada por um ano.





Sem comentários:

Enviar um comentário