quinta-feira, 15 de fevereiro de 2018

Como cuidar do Kefir

Se já conseguiu os grãos de KEFIR mas pergunta e agora? eu dou uma ajuda 😀
Bem, é importante saber algumas coisinhas para começar a cultivar os seus "grãos da saúde" e para que eles fermentem e cresçam de forma saudável.

Aqui vão algumas dicas gerais de como proceder para o kefir de leite.

PARA COMEÇAR O QUE  PRECISA SABER?

Nunca manipule os grãos de Kefir com material de metal, isso irá matá-los. Use coador e colher, preferencialmente, de plástico ou madeira .
Para cultivar o Kefir dê preferência a recipientes de vidro, sempre bem limpos, porque eles não interferem no desenvolvimento do Kefir.
Recipientes de plástico podem ser propensos a contaminação. Para limpar bem os vidros onde  vai deixar o Kefir a fermentar lave bastante bem apenas com água.
Eu aconselho a separar os materiais que vai utilizar com o seu Kefir somente para este fim. Por exemplo, tenha uma peneira própria e os recipientes de vidro específicos somente para usar com o Kefir, isso diminui consideravelmente o risco de contaminação.



Nunca (JAMAIS) aqueça os grãos de Kefir. Isso vai matar os seus bichinhos!
O ideal é que a fermentação ocorra em temperatura ambiente e a evolução é melhor em temperaturas em torno de 22ºC a 30ºC. Assim, o processo de fermentação e o tempo vai variar de acordo com a temperatura e ambiente, em dias mais frios a fermentação será mais lenta, em dias mais quentes mais rápida.
A fermentação no frigorífico é mais lenta, Se for de férias, por exemplo, pode armazenar o Kefir até 3 semanas no frigorífico, num recipiente tapado que ele vai-se manter vivo. Depois é só coar (descartar o líquido) e voltar ao processo normal.
Importante ressaltar que pode demorar alguns dias até eles voltarem completamente a ativar.
O tempo ideal de fermentação é de 24 a 48 horas, mas se a temperatura ambiente estiver muito alta a fermentação pode acontecer em 12 horas.
Aconselha-se não deixar os grãos no mesmo leite por mais de 3 dias, eles podem morrer por falta de alimento.
Durante o processo de fermentação não tape o frasco, cubra com um papel toalha ou gaze e um elástico que possibilite o Kefir respirar e que o gás carbônico produzido durante a fermentação disperse.
Importante cobrir o kefir para evitar que moscas ou mosquitos pousem sobre o líquido e os grãos.
Praticando e testando várias vezes é que conseguir ver qual o Kefir que mais agrada o seu paladar,
Faça testes com quantidade de grãos, líquido e tempo de fermentação.
Quando for coar o kefir coloque o líquido a ser coado aos poucos na peneira e dê leves pancadinhas para escoar o líquido no recipiente que você vai armazenar ou com uma colher de plástico vá mexendo levemente até o liquido escoar por completo.
Não é necessário lavar os grãos entre um cultivo e outro, mas recomenda-se fazer isso uma vez na semana.
A proporção é 1 colher (sopa) de grãos de kefir para 500ml de leite. Se usar mais o processo de fermentação será mais acelerado e o reverso também é verdade.
Nunca consumir o Kefir que apresentar gosto ou cheiro estranho. É normal um sabor um pouco mais ácido, mas nunca cheiro e gosto totalmente desagradável.
A cor dos grãos de Kefir de leite é sempre branquinho, se tiver algum escuro descartar, pois ele de certeza não está saudável.
Sempre que os grãos se multiplicarem aconselha-se a guardar uma porção de reserva e futuramente começar a fazer também a sua doação.
Pode congelar os grãos com ou sem leite adicionado.
Quando bem cuidado os grãos de Kefir têm uma vida longa.

Resumindo, quando acaba de receber os seus "bichinhos" , transfira-os para um recipiente de vidro e acrescente leite á temperatura ambiente até cobrir os grãos, cubra o frasco com uma gaze e prenda com um elástico, após 24 horas coe e siga novamente o procedimento normal da fermentação, o leite está a fermentar quando fica tipo coalhado.



Kefir congelado – Como Ativar os Grãos de Kefir


Depois de congelado o Kefir precisa ser ativado.
Se congelado, retire do frigorífico e deixe descongelar em temperatura ambiente. Jamais tente acelerar o processo de descongelamento dentro do microondas ou adicionando líquido quente, isso irá matar os grãos de Kefir.
Coloque leite em temperatura ambiente num recipiente de vidro e adicione os grãos de Kefir.
Cubra com um papel toalha e prenda com um elástico e deixe a fermentar 12 horas em temperatura ambiente dentro do armário por exemplo.
Coe os grãos em um coador de plástico e dispense o leite.
Repita o processo deixando fermentar por mais 12 a 24 horas e descarte novamente o leite.
O Kefir está pronto para ser usado quando verificar que está a fermentar.
O kefir pode estar fraco devido ao processo congelamento, mas aos poucos ele vai ficar mais forte e vai se multiplicar.

Para congelar:
Coe o iogurte normalmente e separe 1 colher de sopa de grãos.
Passe um pouco de leite para retirar o restante iogurte e peneire bem.
Coloque os grãos com ou sem leite em sacos de congelação com data e pode deixar por 18 a 24 meses no congelador


As medidas e os tempos de fermentação ideais no kefir

Medidas:
1 colher de café grãos para 250 ml de leite
1 colher de sopa grãos para 500 ml de leite
2 colher de sopa grãos para 1 litro de leite

Fermentação em climas regionais:
12 horas em climas quentes acima de 28º até 40º graus (efeito laxante)
24 horas em climas frescos de 20º até 30º graus (regular o intestino)
48 horas em climas frios de 8º até 20º graus
Pode variar para + ou - de acordo com a região podendo fermentar em mais ou menos tempo

Dicas úteis 

  • O seu primeiro leite fermentado pode demorar e ficar muito forte, nesse caso pode descartar o iogurte e refazer o processo com os grãos de Kefir. A partir do segundo já deve começar a melhorar, mas só após uma semana deverá ficar bom. Quando eles ficam congelados por muito tempo demoram para “acordar”.
  • Quanto mais tempo tiver ficado a fermentar, ocorrerá mais quebra de proteína e terá menos resíduos de lactose (açúcar do leite) no final. Existem relatos de 24, 36, 48 até 72 horas fermentando em temperatura ambiente sem problemas, sendo que para quem tem intolerância a lactose deve garantir ao menos 36 horas de fermentação. Deve ser aguardada para estes casos a separação de grande quantidade de soro antes de finalizar o processo.
  • Caso desejado, pode separar o soro do kefir para ter uma consistência mais densa e um sabor menos ácido. É só colocar o leite fermentado num filtro de pano ou filtro de papel com cuador durante um dia no frigorífico. O kefir concentrado resultante é chamado de "cream-cheese de kefir" ou "iogurte tipo grego".
  • Existem referências que o kefir pronto pode ser conservado de 1 semana até 10 dias no frigorífico.
  • Se for viajar congele o seu kefir antes de sair de casa.
  • O leite deverá estar á temperatura ambiente.
  • Caso os grãos tenham permanecido fora do leite por mais de 48 horas, deverão ser descartados.
  • Quanto mais tempo a fermentar, menos lactose, portanto, o ponto ideal para os intolerantes à lactose.
  • Não utilize nenhum utensílio metálico. Prefira coador, vasilhas e talheres de plástico ou outro material.
  • Se quiser e achar que os grãos necessitam pode lavá-los com o próprio leite que vai utilizar para fazer a fermentação.

Sem comentários:

Enviar um comentário