segunda-feira, 15 de fevereiro de 2021

Pão caseiro de teff se glúten

 



Ingredientes


14gr de fermento de padeiro seco 
15gr de mel 
670ml de água morna 

15ml de azeite

200gr de farinha de teff 
100gr de farinha de arroz (mais para a moldagem q.b.) 
100gr de farinha de trigo-sarraceno 
55gr de fécula de batata 
8gr de sal 

27gr de fibra de psyllium

Preparação


1. Numa taça misturar o fermento de padeiro, o mel e a água morna. Deixar repousar por 10min aproximadamente (ou até o fermento ativar - criará uma espuma branca). 

2. Noutra taça larga juntar e envolver todos os ingredientes secos, exceto a fibra de psyllium. 

3. Fazer uma cova centrada na taça dos ingredientes secos e adicionar o azeite e a água com o fermento, misturando do centro para fora com a ajuda de um garfo. Ir baixando a massa que está colada à taça. 

4. Continuando a mexer com o garfo adicionar a fibra de psyllium e incorporar. Notará que passará de uma mistura líquida para uma massa mais consistente com a adição da fibra de psyllium. 

5. Alisar a massa com uma espátula ou com as costas de uma colher de sopa e polvilhar com farinha de arroz (ou outra das farinhas indicadas na receita). Tapar a taça da massa de pão com um pano e deixar repousar no mínimo 2h num local mais ameno (de preferência, durante uma noite). 

6. Polvilhar uma folha de papel vegetal para o forno e as mãos com farinha de arroz. Retirar a massa da taça e colocar nesta folha de papel vegetal. Moldar a massa para o formato pretendido (pode ser mais redondo, mais oval ou em pequenas bolinhas). Salpicar com mais um pouco de farinha de arroz. 

7. Tapar novamente com o pano e deixar repousar por mais 30min. Uns minutos antes do final destes 30min, ligar o forno a 190ºC para pré-aquecer (o tempo de pré-aquecimento será diferente de forno para o forno. Ver mais sobre a temperatura do forno na secção do Guia Básico - Utensílios). 

8. Fazer dois ou três cortes no pão. Levar o pão ao forno, colocando sobre a grelha do forno, por 60-70min aproximadamente. Deixar arrefecer totalmente antes de cortar.





Nota: Receita original da Ana Ruivo

Sem comentários:

Enviar um comentário